Ficar de consciência tranquila


Várias pessoas vêm ter comigo e perguntam-me se é verdade a minha candidatura. Simplesmente respondo que Sim. Reacção quase geral: Tu? Sim, eu. Mas tu nem sequer estás ligada á política, nem a nenhum partido. Sim, é verdade, respondo. Mas interesso-me com o que passa, interesso-me onde vivo, onde trabalho, onde os meus filhos vão á escola.

E ao continuar a conversa quando ao inverter a questão: Achas que as coisas estão bem? Não chega já de PSD durante 16 anos? Também não houve ninguém que me dissesse que as coisas estão no rumo certo. Aliás a maioria prefere a mudança e diz que chega de PSD. Outros simplesmente encolhem os ombros, outros falam das cabeças de listas e afirmam que ainda não decidiram. Enfim, eu neste novo ciclo, já me decidi.

Ao beber café com um amigo e da análise crítica sobre algumas medidas que a Câmara tinha tomado, algo me fez mudar de atitude perante o Concelho que vivo. Ele disse-me tal e qual assim “é muito fácil criticar e apontar o que está errado mas e o que tens feito para mudar as coisas? Eu vou dar a cara e pelo menos fico com a minha consciência tranquila, pois estou a trabalhar para que algo de novo possa acontecer. E tu?” Eu respondi, um pouco a gaguejar que… algumas coisas, algumas intervenções, alguns trabalhos… mas confesso que aquilo me deixou verdadeiramente a pensar. De tal modo, que decidi tomar uma atitude, uma promessa para comigo mesma. Contribuir activamente em algo pelo Bombarral. Fiscalizar, estar atenta, apontar e servir num estatuto próprio e perante todos, melhorando o que está errado e se deva mudar. Neste novo mandato quero ser activa e não passiva. Quero ter um papel decisivo numa altura que o país, o nosso concelho, as nossas freguesias tanto precisam. Sei que tenho algo para dar, tenho experiencia em algumas áreas em que tenho opiniões firmes e que podem servir para a Mudança e acima de tudo, não quero e nem preciso da Politica para viver ou me afirmar.

2 comentários:

  1. Justifica a tua decisão após as eleições, quando ganhares.
    Justifica através da mudança positiva que vai conseguir efectivar.
    Justifica através da acção com visão.
    Justifica através da resistência à mudança que vais encontrar.
    Justifica continuando a ser tu mesma quando olharem para ti com orgulho ou desdém.

    Sobretudo justifica aos teus filhos simplesmente fazendo um Bombarral melhor para eles viverem!

    ResponderEliminar
  2. Li com a máxima atenção o seu "discurso" em relação à sua candidatura à Assembleia Municipal do Bombarral pelo PS. Gostei do que li. Aplaudo a iniciativa e a coragem para o fazer. O Bombarral não é uma terra fácil para os "novatos" nestas andanças, mesmo que essas andanças políticas tenhas muito caminho já percorrido noutros locais e noutros tempos.
    É sempre de louvar o aparecimento de gente nova, em idade e em ideias, a democracia faz-se com novos projectos, com Inovação e Vontade. Vontade de mudar o Bombarral, tirá-lo da modorra em que foi mantido durante muitos anos.
    Fiz há quatro anos parte da Assembleia Municipal do Bombarral apoiando assim o Dr. Josge Gabriel. Hoje, continuo a apoiá-lo a ele e a si nesta tarefa nada fácil de mudar o Bombarral.

    ResponderEliminar