Falto-nos mesmo, é aquela vaidade…

Podemos até dizer que o Bombarral vai mal politicamente, estagnou comercialmente, faltam oportunidades de emprego, que não augura qualquer sucesso ou prosperidade empresarial, que necessita de muita requalificação, de turismo… mas no fundo gostamos dele.

Nasci em Castelo Branco, onde continuo a ter família e muita afinidade. Mas é no Bombarral onde vivo, exerço um projecto profissional, saboreio o “bom-dia” da vizinhança num café matinal e onde colecciono experiencias boas e menos boas. Á semelhança duma infância, é aqui que “cresço” dia a dia.

Com maior ou menor hospitalidade à chegada, fui aprendendo a lidar com o Bombarral, e sinceramente agora, gosto muito do Bombarral, mesmo com os seus defeitos. Gosto de viver cá, acima de tudo porque sinto que aqui, consigo obter alguma qualidade de vida. Porém o que realmente me faz prender por cá, é acreditar que esta terra tem um potencial estratégico ainda maior. Ainda há tanto por fazer.

Gosto de trabalhar aqui. Porem, quando visito algum cliente fora do Concelho, normalmente sou confrontada com alguma admiração, “Bombarral?”. E apesar de até já ter sentido na pele, a rejeição na preferência da execução de alguns trabalhos apenas por estar aqui sedeada, continuo a achar que vale a pena, apostar no Bombarral. Acredito que vale a pena dinamizar este Concelho que tanto ouvia falar (pela positiva).

É um Concelho com que me identifico, pois estou longe o suficiente da confusão diária de Lisboa, mas perto o necessário para tirar partido da sua oferta cultural, do potencial económico em vários clientes, dos meus amigos que ficaram por lá. Em paralelo estou perto da praia, da serra e dos inúmeros campos férteis que esta região tem para mostrar.

Aprendi nesta vivencia, em ter mais respeito pela nossa agricultura, até mesmo, paixão por ela. Experimentei aqui a pisar uvas, a valorizar a força cultural dos vinhos desta região. Aprendi a ser uma observadora atenta dos vários ciclos da Pêra Rocha, onde me revejo a caminhar entre o manto branco da floração na Primavera, a apanhar a Pêra e no final saborear esse fruto impar.

Gosto de caminhar, pedalar a bicicleta (mesmo sem haver ciclovias), olhar da janela do carro e apreciar estas paisagens fabulosas, constatando que o horizonte todo “amanhado” oferece uma harmonia geométrica única e uma beleza incalculável. É um reconfortante admirar o bom que temos e no fundo, mesmo com tanto por fazer, somos uns privilegiados por vivermos num concelho como o do Bombarral. Falto-nos mesmo, é aquela vaidade… em sentir que somos do Bombarral.

Sem comentários:

Enviar um comentário